Fique por Dentro

Trabalho Infantil no Brasil

  O trabalho infantil é caracterizado no Brasil por toda atividade que é realizada por jovens menores de 16 anos remunerados ou não. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 3 milhões de jovens entre 5 a 16 anos já estão trabalhando, sendo 80 mil crianças de 5 a 9 anos de idade, porém, a lei estabelece 16 anos como idade inicial para ingressar no mercado de trabalho e 14 anos como aprendiz.

Aproximadamente 30% do trabalho infantil está designada ao setor agrícola, o maior foco está concentrado nas regiões Norte e Nordeste, devido a pobreza dessas regiões a mão de obra infantil é constantemente adquirida para redução de custos.

Contanto com a Legislação o governo Brasileiro intensificou o combate e exploração de jovens em situações precárias, criação de órgãos locais priorizando a conscientização sobre a importância dos estudos.

Vale lembrar que para qualquer dúvida ou denúncia o órgão que deverá ser acionado trata-se do Conselho Tutelar ou a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e Adolescentes.