Fique por Dentro

IPVA 2020 – Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores

 O preço do IPVA é variável, conforme o modelo e ano de fabricação do carro, indo de 0,5% a 4%, conforme tabela FIPE (fundação instituto de pesquisas econômicas). O pagamento obrigatoriamente deverá sempre ocorrer através de redes bancárias autorizadas ou em casas lotéricas, sempre mediante a apresentação do RENAVAM.

Existe também isenção do IPVA, nas seguintes situações, deficiência física, taxistas, carros furtados ou roubados e vítimas de estelionato. Outra exceção são carros com mais de 15 anos de fabricação não pagam, ou seja, veículos fabricados até 2005 estão isentos do IPVA 

O pagamento poderá ser realizado em até 3 vezes, respeitando os três primeiros meses do ano, janeiro, fevereiro e março. Caso o parcelamento não seja opção, o valor à vista é concedido 3% de desconto no valor total.

As datas de pagamento variam de estado para estado e também são definidas pela placa de cada veículo, portanto, a consulta no site da Secretaria da Fazenda é de extrema importância.

Caso o pagamento não seja realizado conforme a data a multa é diária, em São Paulo por exemplo, há cobrança de 0,33% ao dia, caso ultrapasse 20 dias terá uma cobrança fixa de 20% do valor total do imposto, caso o pagamento não seja realizado, o veículo será impossibilitado de realizar o licenciamento e a multa chega em 40% .